quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Orquídeas 
As orquídeas não são plantas frágeis, sei que muitas pessoas dizem que é difícil cultivar orquídeas, que elas são flores delicadas, mas a verdade é que as orquídeas são sobreviventes e dominantes no seu habitat natural.
Você sabia que a família Orchidaceae a qual pertencem as orquídeas estão entre os maiores grupos botânicos da natureza, que se desenvolvem em quase todos os continentes – exceto na Antártica – têm cerca de 25 mil espécies de plantas e representam quase 8% de todas as espécies de plantas com sementes.
A primeira coisa que você deve saber é que nem todas as orquídeas são apreciadas por sua beleza, apesar de existirem uma infinidade de espécies de orquídeas, pouquíssimas delas tem valor comercial como plantas ornamentais e são justamente essas espécies, as “orquídeas bonitas”, que estão entre as ameaçadas de extinção.
Ao mesmo tempo em que a beleza da orquídea representa um risco, para algumas espécies, por outro lado também despertam milhares de admiradores, aficionados em orquídeas, colecionadores, produtores que se reúnem em associações, fazem feiras e estimulam a produção artificial dessas espécies ameaçadas e consequentemente diminuem a coleta das plantas presentes na natureza.
As orquídeas epífitas vivem sobre as árvores com as suas raízes expostas, por isso, ao cultivá-las deve-se simular seu ambiente natural, quando plantadas em vasos deve-se utilizar substratos secos, como cascalhos, musgos secos, fibras de coco e pedras para drenar o excesso de água e preferencialmente em vasos de barro, para drenar ainda mais a água.
orquideas
Quanto às regas não é preciso regar diariamente sua orquídea, as orquídeas tropicais absorvem a água através da umidade presente no próprio ar, cultivando em casa é possível regar uma vez por semana, tomando cuidado para que o substrato não fique encharcado demais, apenas úmido. No verão, nas regiões mais secas, é indicado fazer de duas á três regas na semana.
Sempre teste com o dedo o substrato da planta, se estiver seco é hora de regar, cuidado para não matar sua orquídea por excesso de regas, essa é a maior causa de morte entre as plantas domésticas.
Cada espécie de orquídea floresce em um determinado período, é normal que sua orquídea perca suas flores, não significa que ela esta doente, apenas que é o seu momento de repousar para uma nova estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário